Riscos e Oportunidades para os negócios proporcionados pela Inovação da Economia Circular
16 de agosto de 2021
Construção do tool box de competências profissionais ao longo da carreira
27 de outubro de 2021

“Workshops Shingo Model” como alavancador às Mudanças Culturais, impulsionando resultados duradouros. Como funciona?

Nas décadas de 70 e 80 muito se falou de Estratégia, depois veio o momento da importância da eficiência e qualidade da Execução da Estratégia. Nos últimos anos tem-se falado muito sobre como a cultura pode impactar a Execução da Estratégia. Inclusive muito relevante quando falamos de Transformação Digital, tema muito relevante nesse momento, em grande parte das organizações.

O que é cultura? Cultura é a somatória dos comportamentos, valores, crenças de toda organização. Nem sempre é exatamente aquela que está escrita nos quadros da empresa, mas sim aquela que pode ser percebida na organização. Os comportamentos podem ser vistos, analisados, medidos…tudo muito palpável!

Dessa forma, hoje gostaria de falar um pouco sobre o Modelo Shingo e como ele pode ajudar as organizações a obter resultados de forma duradoura, trabalhando nos sistemas e na cultura ao mesmo tempo.

Dr Shigeo Shingo em conjunto com a Universidade de Utah nos EUA, construíram o Modelo Shingo para apoiar as empresas melhorando seu processo de melhoria. Construindo uma abordagem dinâmica e robusta de melhoria, ajudando a enraizar a cultura desejada na empresa.

Desde que comecei a estudar, entender, acompanhar e ensinar o Modelo Shingo, aprendo todos os dias. Aprendo com cada organização, com cada problema a ser resolvido, com cada desafio a ser enfrentado.

A liderança tem um papel fundamental na perpetuação nas mudanças de comportamento da organização e precisa trabalhar de forma coordenada em todos os níveis e áreas da empresa. Movendo todos na mesma direção. Não existe melhoria significativa numa organização quando todos tem a expectativa de que a implementação de novas ferramentas e formas de trabalho sejam absorvidas pelos níveis inferiores da organização, seja no chão de fábrica, áreas administrativas ou outras, se elas não forem apoiadas por comportamentos ideais na liderança. A liderança é o modelo para os demais.

Portanto, Comportamentos ideais (KPIs) moldam resultados ideais (KBIs). Esse é um dos 3 insights do Modelo Shingo.

Hoje mais do nunca estamos ouvindo as organizações reverem seus propósitos, preocupadas com o planeta (ESG – Environmental, Social and Governance), portanto esse propósito deve ser percebido em todos os níveis da organização. Todas as atividades das pessoas precisam estar conectadas ao propósito da empresa, ter uma razão de ser e adicionar valor ao cliente.  Essas atividades fazem parte de um sistema de execução em constante melhoria, a fim de induzir comportamentos ideias.

Para manter o Modelo Shingo vivo na organização é necessário melhorar sempre os sistemas através de ferramentas de comunicação que estimulem a melhoria: trabalho padronizado, gestão à vista, feedback, diálogos de desempenho, identificação e solução de problemas de forma estruturada dentro da organização com participação de todos. Portanto, temos agora um segundo insight do Modelo Shingo: Propósito e sistemas impulsionam comportamentos

Por mais que o propósito e sistemas impulsionem os comportamentos, esse propósito precisa ser guiado por Princípios Orientadores. O Modelo Shingo é baseado em 10 Princípios Orientadores. Dos 10 princípios orientadores do Modelo Shingo, parte deles é dedicado às pessoas, parte ao processo de melhoria e parte ao propósito da empresa. E por último, temos o terceiro Insight do Modelo Shingo: Princípios impulsionam comportamento ideais.

Anexo está o folder do Workshop Discover Excellence do Modelo Shingo a ser realizado pela Gati Consultoria – Afiliada do Shingo Institute no Brasil, virtualmente, em Outubro. Esse é o primeiro de uma trilha de 6 Workshops do Modelo Shingo. Através de muitas dinâmicas para vivenciar comportamentos ao longo de 16 horas, os Workshops Shingo ensinam a liderança como evidenciar comportamentos, como observá-los e como fazer perguntas para entender os comportamentos presentes na organização, em todos os níveis. Nesse primeiro Workshop abordaremos o Modelo Shingo, os 10 princípios e comportamentos, com muitos exercícios práticos, testemunhos e go & observe em áreas de trabalho.

Os demais Workshops da série do Modelo Shingo têm a função de ensinar e dar ferramental e conhecimento aos líderes para implantar uma cultura que cumpra os 3 insights e alavanque os resultados da empresa de forma duradoura. Podendo ser empregado em todas as áreas da empresa.

Teremos a honra de ter como HOST do Workshop Discover Excellence: DSV Panalpina – um grande Operador logístico que adotou o Modelo Shingo para buscar resultados Ideias. Os exercícios de Go & Observe serão realizados em uma unidade da DSV.

Para inscrição, utilize o link: https://cvent.me/D5wGOO

 

Publicado em: https://www.linkedin.com/pulse/workshops-shingo-model-como-alavancador-%25C3%25A0s-mudan%25C3%25A7as-gati-dra-e-cca/?trackingId=9BBFecFlShyLd%2Bd8gB8bQg%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *