Melhoria Contínua e Transformação Cultural
27 de fevereiro de 2024

Líderes Humildes em Tempos de Transformação Tecnológica

A palavra “humildade” sempre me chamou a atenção pelo seu significado, especialmente por muitas vezes ser usada de forma equivocada. Humildade é frequentemente associada à passividade e submissão. No entanto, grandes líderes religiosos, políticos e outros, como Martin Luther King, Gandhi, Satish Kumar e tantos outros admirados ao longo do tempo, se destacam por sua capacidade de se posicionarem de forma assertiva em relação às suas crenças, mas com humildade.

No mundo corporativo, o termo “líder servidor” tem sido amplamente utilizado. Embora aprecie o termo por facilitar o entendimento, ele pode perder um pouco de profundidade. Um líder servidor pratica a escuta ativa, busca resultados através das pessoas, valorizando-as e emponderando-as. Isto é, desenvolvendo-as para que cresçam profissionalmente e se sintam motivadas.

Entretanto, não é fácil para um líder buscar continuamente o desenvolvimento de seus liderados, pois isso o torna um constante aprendiz. No livro “Código da Liderança”, de Ulrich, Smallwood e Sweetman, eles reforçam que “todos os líderes são aprendizes: aprendem com o sucesso, o fracasso, as tarefas, os livros, as lições, as pessoas e a vida em si”.

Este líder aprendiz precisa frequentemente interagir com todos os níveis da organização para “beber do conhecimento” da equipe, entendendo suas dificuldades e desafios, e ajudando-os a melhorar e resolver problemas. Conectando pessoas e conhecimentos para continuar evoluindo na espiral ascendente do desenvolvimento. Isto é, vivendo um ambiente de melhoria contínua, conforme ensinado pelo Modelo Shingo, baseado nos ensinamentos do Dr. Shigeo Shingo, que foi consultor do líder Taiichi Ohno na Toyota pós-guerra. Vivendo num ambiente de melhoria contínua guiado pelo propósito da organização.

Certamente, num ambiente de desenvolvimento contínuo das pessoas, a melhoria contínua é necessária para manter a motivação, utilizando embasamento científico de dados e fatos para a tomada de decisão. Ambientes onde o erro é visto como uma oportunidade de aprendizado, onde a melhor ideia prevalece sobre o nível hierárquico, e onde colaborar e trabalhar em equipe de forma transparente são comportamentos predominantes. Resolver problemas de forma contínua é a melhor forma de inovar, envolvendo as pessoas no propósito para o crescimento do negócio.

Barbara Fredrickson, professora americana e estudiosa da teoria das emoções positivas, afirma que “boas relações sociais são uma condição necessária para o florescimento humano e que é cientificamente correto dizer que ninguém atinge todo o seu potencial isoladamente”. Vivemos em rede e precisamos uns dos outros para evoluirmos como seres humanos. Daí a importância de resolvermos problemas em grupo nas organizações, para que tenhamos uma organização que aprende sempre.

Assim como nas religiões e nas organizações, humildade não significa submissão. Muito pelo contrário, traz autoestima e autoconfiança. Sem confiança e credibilidade, o líder não ganha respeito. Um líder não precisa saber tudo, sempre terá seus pontos fortes de conhecimento, mas é importante ser razoável nos seus pontos fracos.

Recentemente, li o livro “Humility Is the New Smart: Rethinking Human Excellence in the Smart Machine Age” (Humildade é o novo inteligente: repensando a excelência do ser humano na idade das máquinas inteligentes) do Professor Edward Hess e da pesquisadora Katherine Ludwig, e tive uma grata surpresa. Num mundo onde a automação e a inteligência artificial crescem, os autores afirmam que o “Old Smart” (o velho inteligente) (saber mais que o outro de forma quantitativa) não funciona mais, e que o “New Smart” fará a diferença. O “New Smart” significa que as pessoas precisam ter excelência num nível muito alto nas suas capacidades de pensar qualitativamente, aprender e engajar emocionalmente com outros. O “New Smart” possui grandes inibidores das capacidades que precisamos para atingir a excelência: nosso ego e nossos medos, que requerem comportamentos de humildade. Segundo os autores, humildade é não termos comportamentos egoístas, defensivos, autopromocionais e de mente fechada para novos aprendizados. Em resumo, um líder aprendiz, servidor, com escuta ativa e interesse genuíno pelas pessoas e pelo bem comum. Fazer o bem pelo bem, como a ética de Aristóteles, que enfatiza a busca pela virtude e pelo florescimento humano.

Portanto, é curioso que, num momento de grande transformação tecnológica, no século XXI, o grande desafio da humanidade continue sendo aquele que tem sido desafiador desde os primórdios dos tempos, descrito na Bíblia e em outros livros antigos: termos humildade ao invés de arrogância e orgulho!


Humble Leaders in Times of Technological Transformation

The word “humility” has always caught my attention for its meaning, especially because it is often used incorrectly. Humility is frequently associated with passivity and submissiveness. However, great religious, political, and other leaders, such as Martin Luther King, Gandhi, Satish Kumar, and many others admired over time, stand out for their ability to assertively stand up for their beliefs, yet with humility.

In the corporate world, the term “servant leader” has been widely used. While I appreciate the term for its clarity, it can lose some depth. A servant leader practices active listening, seeks results through people, values them, and empowers them. This means developing them to grow professionally and feel motivated.

However, it is not easy for a leader to continuously seek the development of their team members, as this makes them a constant learner. In the book “The Leadership Code” by Ulrich, Smallwood, and Sweetman, they emphasize that “all leaders are learners: they learn from success, failure, tasks, books, lessons, people, and life itself.”

This learning leader needs to frequently interact with all levels of the organization to “drink from the knowledge” of the team, understanding their difficulties and challenges, and helping them improve and solve problems. Connecting people and knowledge to continue evolving in the upward spiral of development. This means living in a continuous improvement environment, as taught by the Shingo Model, based on the teachings of Dr. Shigeo Shingo, who was a consultant to Taiichi Ohno at Toyota post-war. Living in a continuous improvement environment guided by the organization’s purpose.

Certainly, in an environment of continuous people development, continuous improvement is necessary to maintain motivation, using scientific data and facts for decision-making. Environments where mistakes are seen as learning opportunities, where the best idea prevails over hierarchical levels, and where collaboration and transparent teamwork are predominant behaviors. Continuously solving problems is the best way to innovate, involving people in the purpose of business growth.

Barbara Fredrickson, an American professor, and scholar of the theory of positive emotions, states that “good social relationships are a necessary condition for human flourishing, and it is scientifically correct to say that no one reaches their full potential in isolation.” We live in a network and need each other to evolve as human beings. Hence the importance of solving problems in groups within organizations, to foster a continuously learning organization.

As in religions and organizations, humility does not mean submission. On the contrary, it brings self-esteem and self-confidence. Without trust and credibility, a leader does not gain respect. A leader does not need to know everything, they will always have their strong knowledge points, but it is important to be reasonable about their weak points.

Recently, I read the book “Humility Is the New Smart: Rethinking Human Excellence in the Smart Machine Age” by Professor Edward Hess and researcher Katherine Ludwig, and I was pleasantly surprised. In a world where automation and artificial intelligence are growing, the authors state that the “Old Smart” (knowing more than others in a quantitative way) no longer works, and the “New Smart” will make the difference. The “New Smart” means that people need to excel at a very high level in their abilities to think qualitatively, learn, and emotionally engage with others. The “New Smart” has major inhibitors of the capabilities we need to achieve excellence: our ego and our fears, which require humble behaviors. According to the authors, humility means not having selfish, defensive, self-promotional, and closed-minded behaviors towards new learnings. In summary, a learning, serving leader with active listening and genuine interest in people and the common good. Doing good for the sake of good, such as Aristotle’s ethics, which emphasizes the pursuit of virtue and human flourishing.

Therefore, it is curious that, in a time of great technological transformation in the 21st century, humanity’s great challenge continues to be the one that has been challenging since the dawn of time, described in the Bible and other ancient books: to have humility instead of arrogance and pride!

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